IMG_4824

Publicada a oitava versão da norma BRC FOOD

A BRC Global Standards publicou a oitava versão do referencial BRC Food, reconhecido internacionalmente.
A nova versão consolida temas chave, incentivando o desenvolvimento de uma cultura de segurança alimentar e assegurando a garantia de aplicabilidade para com a Global Food Safety Initiative (GFSI).
Juntamente com estas áreas, há adição de novas secções e cláusulas destacando-se os seguintes pontos:
• Os requisitos para instalações de produção que se enquadram nas categorias de Alto Risco, Alto Cuidado e Ambiente de alto cuidado foram centralizados e agora são encontrados na seção 8. As empresas devem demonstrar que as instalações e controlos de produção são adequados para evitar a contaminação de produtos por patogénicos.
• Passa a ser necessária a implementação de um sistema de denúncias, para garantir que todas as preocupações que os colaboradores possam ter relacionadas com a segurança, integridade, qualidade e legalidade do produto possam ser relatadas à administração de maneira confidencial
• Existe agora um foco na cibersegurança, com necessidade de implementação de procedimentos para lidar com ataques cibernéticos ou falhas de segurança na internet
• Integração de Pet Food, assegurando-se que os produtos são projetados para o uso pretendido
• Ampliação dos programas de monitorização ambiental, baseados no risco, para microrganismos patogénicos e de deterioração, no que toca aos produtos abertos e prontos para consumo.
As auditorias pela nova versão 8 iniciar-se-ão em fevereiro de 2019, sendo que até lá se mantém em vigor a versão 7.